Domingo passado no Campo de Futebol da Camacha, para variar, juntamente com os hélicopteros.
Bom tempo, pouco vento e muita gente animada proporcianaram uma tarde diferente e bem passada.
Levei o Calmato Sport e um amigo levou um EXTRA (de fabrico caseiro) com motor eléctrico. Foram os únicos aviões a fazer lembrar outra vertente do aeromodelismo numa tarde dominada pelos helicópteros.
Apesar do espaço ser um pouco limitado para os aviões deu perfeitamente para voar, pista como esta ainda não apareceu (plana, comprida, larga, relva a fazer de travão) decolamos e aterramos perfeitamente à vontade, convém é tirar bem as medidas e as distâncias dos obstáculos (postes de luz, vedações, árvores, etc) antes de voar-mos.
Os hélis, nas mãos de quem já domina relativamente bem o modelo, são fantásticos, um espectáculo, ver algumas das manobras que estes modelos permitem fazer deixam-nos perplexos! Como é possível que uma coisa daquele tamanho seja tão ágil e permita tantas manobras... só vendo mesmo. Note-se que a afinações destes modelos são bastante complexas e exigem uma coordenação de movimentos, por parte do aeromodelista, muito intensa o que obriga a muito mais tempo de treino do que nos aviões.
Apesar de alguns azares durante o dia de hoje (uns maiores que outros) deixo os meus sinceros parabéns pela evolução que alguns praticantes já atingiram, foi formidável ver manobras dos hélis, a facilidade com que o modelo voa e manobra.
Quem nunca viu deveria ver...
2 comentários:
Olá.
Franquinho fiquei com uma broca tua. Devolvo no próxim fim-de-semana, mas caso necessites ao longo da semana, deixa aqui recado que vou ter contigo a qualquer lado.
Nuno
Não há problema Nuno, não vou necessitar da broca.
Abraço
Enviar um comentário