EXTRA 300
Alguns destes aviões estão equipados com motores a 4 tempos, mais potentes e com um som absolutamente fantástico, nada tem a ver com o motor a 2 tempos, simplesmente fantástico. O tamanho, a agilidade, o som, o realismo, tudo isto faz-nos imaginar um pouco o que será o aeromodelismo mais a sério. Apesar desta "evolução" estamos ainda no princípio do aeromodelismo amador, dado à nossa realidade se calhar nunca iremos passar daqui, não obstante o que interessa são os momentos de prazer que passamos, não há dúvida que são momentos bem relaxantes.
Apesar dos amargos, que sempre teimam em aparecer, vale sempre a tarde lá em cima. Desta vez o foi o Extra, o motor calou-se depois da decolagem, pouca velocidade e vento por trás foi o suficiente para trazer o avião abaixo numa zona menos boa, buraco numa asa e trem aberto, podia ser pior, mas se nada tivesse acontecido seria o ideal.
Estes aviões não foram feitos para grandes voos a planar, sem motor são tipo pedra, onde o motor vai abaixo descem, muito dificilmente planam grandes distancias, por isso mais vale ter um motor bom e bem afinado a fim de evitar grandes "amolgadelas".
Seja lá como for os aviões foram feitos para voar, voar e aterrar. Bom seria que quando vêm para baixo viessem sempre de uma maneira suave o que nem sempre acontecesse. Coisas inerentes ao aeromodelismo, nada a fazer, somente cruzar os dedos ou ter muito cola....
Apesar do grau de dificuldade e desde que estejam bem equilibrados e motor afinado tornam-se bastante dóceis e até "fáceis" de pilotar,