segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Estou sem palavras!

Comunicação

Pista de Aeromodelismo – Paul da Serra
28 Outubro 2008
Audiência
Esta mensagem é dirigida a todos os Aeromodelistas.
Assunto
Caros Pilotos,
O recinto destinado para a prática do Aeromodelismo no Paul da Serra é um espaço sob a Tutela
da DRF - Direcção Regional de Florestas.

Estão decorrer trabalhos florestais, encontram-se em curso projectos de arborização para a
recuperação do solo e do coberto vegetal daquelas áreas.

Gestão do Espaço

A Direcção Regional de Florestas, estabelece regras ao abrigo do presente decreto - DLR nº
35/2008/M, qualquer actividade lúdica-desportiva a realizar no espaço florestal dependem de
prévia autorização. A gestão da prática do Aeromodelismo no Paul da Serra está determinada ao
Aeroclube da Madeira, atendendo as actividades desenvolvidas em prol da Região Autónoma da
Madeira.

Desde que obedecendo a critérios que assentam numa gestão sustentada dos elementos
utilizadores do espaço.

Com a importância crucial do enquadramento florestal, é necessário estabelecer normas de
utilização do referido espaço, com o objectivo de:

Preservar e cooperar na educação ambiental

Fomentar disciplina e adoptar procedimentos na sua utilização

Promover a Prevenção e Segurança na actividade

Considerar e adoptar o art.º 4 – ponto 1 a); 7; 8 a); artº 17 – ponto 2; artº 24 –
ponto 1 e 2 e artº 26 do DLR 35/2008/M.

Regras de utilização do recinto

Praticantes – é Obrigatório:

1. Ser associado do Aeroclube da Madeira.

2. Apresentar Licença Desportiva da Federação Portuguesa de Aeromodelismo, que permite
o seu portador, não só estar coberto por um seguro de acidentes pessoais como também
o de responsabilidade civil.

Período de funcionamento

O funcionamento do local de voo fica condicionado ao programa de desenvolvimento florestal da
zona e actividade laboral do Guarda-florestal.

Para esclarecimento de eventuais dúvidas ou outras questões, por favor contacte:
ACM - Aeroclube da Madeira
Rua do Castanheiro, E2
9000–081 Funchal

Telefone directo: 291 228 311 / 96 671 88 15
e-mail: aeroclubemadeira@gmail.com / jrogerio.teixeira@gmail.com
Copyright © 2007 – ACM . All rights reserved.

8 comentários:

Unknown disse...

Bom dia.

Eu tive a oportunidade de dialogar directamente com a DRF e basicamente, querem que as actividades lúdicas ou lúdico-desportivas tenham um determinado enquadramento e regulação. Foi a explicação dada para o facto de estarem a rejeitar os meus pedidos de licença (e outros). Ou seja, querem que uma entidade assuma um papel de referência/responsabilidade e assim surge o Aeroclube.

Pessoalmente, continuava como era antes. Ninguém estragou nada, respeitou-se sempre o espaço biofísico e a guarda-florestal não tem razões de queixa nossas. Portanto, os aeromodelistas nunca foram um problema ou incómodo.
Apareceu o DLR, isto deu uma volta e a solução é o Aeroclube.

Eu fiz-me sócio do Aeroclube porque gosto de voar no Paúl da Serra e não faço intenções de o deixar de fazer. Se as regras do jogo são estas e se já levei uma nega da DRF (foi dito directamente que outras iria levar), restou-me aceitar a evidência.

Espero que continue a ser possivel aqueles bons convivios a que habituei-me nos últimos 3 ou 4 anos. Que tudo volte ao seu estado normal.

Abraço,

Nuno Martins

P.S. Eu continuo a ser um solitário :-)

Unknown disse...

Mais um breve acrescento.

A mim vai custar imenso, deixar de ser possível levantar o avião da estrada contígua ao Campo Grande e desfrutar daquele anfiteatro. Mas enfim, voar no Paúl só na Malhadinha (nome do local). Custa a engolir, mas o que posso eu fazer?

Ricardo disse...

Eu, muito sinseramente, estou a pensar em desistir disto...

Unknown disse...

Ricardo

Pondera a situação e aconselho a deixares assentar a poeira mais um pedaço. Aquilo é demasiado bom (existem outras coisas boas na vida :-) ), para desistir de cabeça quente.

Eu vou actualizando o pessoal com o que eu souber, julgo que é do interesse geral que toda a gente possa voar.

Ainda por cima és uma mais valia para a modalidade visto introduzires um conceito de promoção muito bom, através de fotos e videos, logo, acho que a comunidade fica a perder.

Abraço

Nuno

Anónimo disse...

Pois é Ricardo, concordo como Nuno, mas, continuo dizendo que ninguem me vai obrigar a me federar numa modalidade para q possa pratica-la por puro lazer.
Já estive inscrito no aeroclube a quando da sua formação, e nada tenho contra o aeroclube e seus dirigentes, agora tambem não gostei da forma com que as coisas foram tratadas, até porque, como disseste e bem é preciso deixar a poeira assentar, o DLR não é claro nesse aspecto,e não tou a ver a DRF sub-gerenciar um espaço privado sob sua gestão a terceiros.
Serão sempre eles a ter a ultima palavra e nao o aeroclube.
Eu continuo achando que o aeroclube já tem anos suficientes para ter conseguido um espaço próprio, onde podessem gerir sem limitações, e promover a modalidade, concretizar competições, etc, sem ter de andar a lamber R****s por ai, sem conseguir licenciar um espaço proprio.
Já agora, e como se gosta nestas alturas de falar em regras e leis, deixo uma pergunta no ar, onde estava o perimetro de segurança no kartodromo do faial?

Ricardo disse...

O que aconteceu aqui foi uma série de coincidências desagradaveis, pelo menos quero acreditar nisso, acho muito bem que se regularize a utilização dos espaços verdes e zonas como a que está em questão. Acho muito bem que seja reconhecido ao aeroclub a gestão de qualquer espaço criado para o que nós pretendiamos, uma pista mas que fosse digna desse nome, acho muito bem que se regularize a situação dos praticantes desta modalidade e que seja regularizada no aeroclub nos termos pretendidos por essa entidade, não estou a dizer que não concordo com isso.
Agora todo o desenrolar de esta situação, a ampliação de um síto onde já lá havia uma pista, pequena ou não, mas que só havia despertado o interesse de meia duzia de entusiastas(persistentes), todo o desenrolar sem uma pequena satisfação, não que fossem obrigados a isso nem por nos julgarmos donos daquilo, mas já que preferiam o Pedregal para voar porque é que não criaram a pista ai, a questão nem é o sítio em si, mas a forma como se chegou, se modificou e no fim de tudo coloca-se uma cancela.
Mais uma vez digo que penso que nesta ultima parte o aeroclube foi vitima de uma circunstancia infeliz que foi a publicação do DLR, acho eu que foi assim.
Outra questão é a obrigatoriedade de ser sócio do aeroclube??? mas porquê a obrigatoriedade, temos de pagar cotas para poder voar num sítio com as condições que apresenta, lonje, por vezes lá chegamos e está nevoeiro, uma pista rodeada de pedras. Quando era á "borla" ainda arriscava agora pagar e ainda ter de correr o risco de partir o avião, eu até pagava e se não houver alternativa e as condições justificarem pago, mas da maneira como isto está, acho melhor ficar a ver a erva crescer.
Tenho pena porque quando comecei nisto (há +- dois anos) eramos poucos mas estávamos sempre lá em cima, muitas vezes só três no Pedregal e dois no porta aviões, passados alguns meses já eramos muitos mais, aeroclube nem ver, não existia e nós iamos quase todos os fins de semana em epoca de verão e muitas vezes até no inverno, conseguimos, acho eu, dar uma certa dinânica a esta modalidade acho que muitos voltaram a ter o bichinho e muitos ganharam-no pela 1ª vez voando conosco apesar de não termos nenhum tipo de instrução a não ser a do Mike, conseguimos grandes momentos, atraimos mais entusiastas para uma actividade que consideravamos como um escape há semana de trabalho sem qualquer tipo de compromisso no fim do dia iamos para casa com a sensação de mais um dia bem passado com os amigos.
Agora vêm me dizer que tenho de pagar para poder disfrutar de uma coisa que até devia ser livre... ao meus amigos, não há quem aguente isto, não esquecer que muitos colegas não tem o poder de compra de muitos outros e começaram nisto com material de segunda mão apertando o orçamento familiar agora mais esta, desculpem lá o mau feitio mas...

Ricardo disse...

Desculpem a escrita mas devido ao adiantado da hora foi o que saiu!

Anónimo disse...

Enquanto não houver um clube dedicado só ao aeromodelismo a modalidade não vai a lado nenhum... São tantos os praticantes que ao longos dos anos deixaram a modalidade por não estarem para aturar o Aeroclube nem a falta de condições para praticara modalidade.

É pena.