sábado, 28 de junho de 2008

A ver se desta pega!



Dia de hoje, à imagem dos dias que o antecederam, esteve fantástico, vento fraco, quente e seco, bom para quem levou os aviões ao Paúl da Serra.

Foi com muito gosto que vi levada a cabo uma iniciativa muito boa, que julgo ter sido tomada pelo Aeroclube da Madeira, que foi ampliar a "pista" que já lá estava anteriormente e mais conhecida pelo "porta-aviões". Esta pista que já havida sido arranjada e mantida por outros colegas aeromodelistas estava já bastante boa apesar de curta, dai o nome, mas era suficiente para quem já tinha alguma prática nas aterragens, agora o que se fez foi aumentá-la em comprimento e criar uma alternativa, ou seja, uma segunda pista que fica cruzada com a primeira.

Quanto ao comprimento e largura da pista principal, passou de "porta-aviões" para intercontinental, tem comprimento suficiente para aviões de escalas maiores. Outra mais-valia desta pista é permitir que as pessoas que vão iniciar esta modalidade se sintam mais à vontade com o tamanho da mesma e não se sintam intimidadas em aterrar num espaço reduzido, a aterragem é uma das manobras mais difíceis de conseguir para quem inicia esta modalidade. Agora tem espaço suficiente (em comprimento) para prolongar a aterragem, fazerem uma aproximação com mais calma.

Nos próximos dias, com a ajuda de quem lá estiver, pretende-se melhorar os acessos, criar um espaço para parar os carros mais para trás, para não ficarem tão perto da pista dando a possibilidade, a quem leva, de levantar os toldos e ter espaço suficiente para criar “boxes” sem prejudicar quem vai voar.

Dou os parabéns a todos por esta iniciativa a quem nela trabalhou e vai trabalhar.
Esperemos que agora e com a ajuda de todos se consiga fazer com que esta modalidade vingue e leve ao planalto muitos e muitos aviões e já agora muita assistência. Muita gente desconhece ainda que há esta modalidade na região e ficam surpresos quando se diz que quase todos os fins de semana há um avião que voa na Madeira.

É um princípio muito bom e desde que eu ando nisto não tinha havido nada que nos fizesse ver que é possível levar isto em frente.

Agora é só o pessoal ter vontade e, para começar, uma boa iniciativa (para quem ainda não o fez), seria inscreverem-se no Aeroclube. Para que serve uma entidade destas se não há associados, se queremos que este lute pelo interesse de quem pratica esta modalidade temos de nos juntarmos todos a ele. Um número considerável e que faça vista é uma ferramenta muito boa para tentar conseguir muitas coisas em prol de todos.

Resta pedir a quem lá vá passear que não torne aquele sítio num pista de cross ou num recinto para fazer peões de carro e estragar o que muito trabalho (antes e agora) deu.



15 comentários:

Unknown disse...

Bom dia.

Julgo que a pista perde o encanto natural, obviamente torna tudo mais simples.

O facto de surgir uma pista secundária, julgo ser necessário haver algum cuidado a traçar-lhe a orientação geral. Esta deve ser delimitada em função dos ventos (que se cruzam) mais frequentes naquela área. De momento não estou recordado dos pontos cardeais do local, mas deve ser qualquer coisa tipo NNE-SSW.

Julgo que a iniciativa podia ter sido mais ambiciosa, ou seja, tentar garantir o regresso do melhor lugar da região para a prática do aeromodelismo: o campo grande. Mais espaço, maior "rejogo" em função da posição do sol, maior facilidade de traçar pistas e ultrapassar a barreira dos "ventos cruzados", e é uma área menos fustigada por nuvens orográficas.

Abraço e até daqui a uns dias :)

Nuno martins

Anónimo disse...

Lá se vai a calma daquele lugar...
Mas se conseguirem manter o local limpo, sem o tornarem numa feira cheia de lixo, até pode ser que as tardes se tornem interessates com muitos aviões no ar.

Luísa

Ricardo disse...

O local, segundo aquilo que ouvi, é o mais indicado e o disponível para a concretização dos objectivos propostos pelo Aeroclube.
A calmaria e o sossego irão, julgo eu, continuar.
O eterno lixo depende de nós próprios, não o deixar lá mesmo que não seja nosso. É só levar uns sacos de plástico a mais e cinzeiros e resolve-se o problema.

Anónimo disse...

Também já ouvi dizer que é o mais indicado.
Espero que façam boas aterragens!

Aguardo por mais fotografias a ver como ficou o local.

Ou talvez vá ver por mim ;)

Ricardo disse...

Ver e não só, ainda há pedras para tirar, buracos para tapar, ervas para arrancar... muito trabalho pela frente.
E já agora não esquecer as maquinetas para uns voos, é que nem só de trabalho vive o homem!

Anónimo disse...

É impressão minha ou isso é um pedido de ajuda?
;)
Tou a ver que ainda há muito trabalho pela frente.

Luísa

P.S. Esqueci-me de me indentificar no comentário anterior.

Ricardo disse...

Não era bem isso, mas serve, a ideia é boa. Aquilo tem de ser mantido, pode ser que seja o início de alguma coisa de que nos orgulhemos no futuro e bem pode ser o contrário. Podemos lutar pelo 1º, está nas nossas mãos. Vamos ver no que vai dar...

Unknown disse...

Olá.

Hoje passei pela pista e gostei do que vi. Amanha logo vejo se o avião também gosta :)

Anónimo disse...

Ontem estive nessa pista e realmente está enorme!
Dá mesmo muito trabalho manter a pista assim... Enquanto vim para casa, o meu pai ficou por lá para cortar mais um bocado da erva.

Bom trabalho!

Luísa

Unknown disse...

Olá.

Vendo o Banchee 3D.

Só avião: 70 euros
Avião e electrónica (5 servos + 4 extensões Futaba e uma ficha Y): 140 euros
Avião, electrónica e motor (Irvine .53): 210 euros

Entrega em mão no Funchal e no Paúl da Serra.

Preços podem ser negociados.

Nuno Martins

Ricardo disse...

Oi Nuno, tás interessado em vender só o motor?
Abraço.
Ricardo

Unknown disse...

Olá Ricardo.

A minha prioridade é vender o avião e aproveitar o motor para um avião idêntico a este, mas de outro fabricante (weston uk).

Vender o motor isolado, obriga-me a montar no baschee o Saito .82, mas o Funtana ficava sem motor. Não é do meu agrado.

De futuro, se não precisar do Irvine, posso entrar em contacto contigo.

Abraço

P.S. Já agora, aproveito para dizer que também posso vender avião + motor por 140 euros.

Unknown disse...

Aproveito para acrescentar que tenho para venda um receptor Futaba de 7 canais, com 6 meses. Fui utilizado durante um mês apenas, antes de passar para os 2.4Ghz. Não inclui cristal.

Preço: 40 euros.

Unknown disse...

Olá.

Receptor de 7 canais vendido.

Nuno

Unknown disse...

Para quando um tópico com fotos e videos novos? :)