sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Montagem dos alerons.



Nesta fase acabamos de montar os alerons e respectivos servos, um para cada aleron.

Usamos dois servos MG 995 com uma força de 13 kg a 4,8 v. Em matéria de força de servo este avião está bem preparado, foram usados servos iguais para as restantes partes do avião (motor, elevadores e leme vertical) para os trens de aterragem é usado um servo de baixo perfil apropriado para o efeito (da marca Cirrus).


9 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo,ta excelente, O cockpit ta demais, falta o noddy, hehehe.
Pelo trabalho que tas tendo axo que mereces fazer a estreia do mesmo.
e digo mais, queres comprar? hehehe.
Abraço.

Ricardo disse...

Essa tá boa, hahaha!!!
Mas é tudo uma questão de preço, quanto queres?

Anónimo disse...

Quero o que ele merece, e pelo aspecto que está tomando.......não vai sair barato, hehe.
PS:mas não aldrabes a partir de agora.......

Anónimo disse...

Boos Ricardo,

Podes explicar com detalhe como é que colocaste os servos nas asas?

mas com detalhe...

Mike

Anónimo disse...

Mike, o encaixe dos servos nas asas é exactamente igual ao teu do CAP, vem o painel de encaixe com a respectiva ranhura para o braço do servo e por detrás colas 2 suportes de madeira para os servos também fornecidos, e já ta.

Ricardo disse...

Tás bom Mike?
É como diz o Marco e se o teu avião tem o mesmo encaixe que o do spit então é relativamente fácil.
Na extrutura da asa do spit já vem um encaixe para um quadrado de madeira, que vem em separado, e que serve de base para o servo. Este encaixe vem coberto com a pelicula que forra a asa pelo que terás de a cortar.
Na base do servo (quadrado de madeira)já vem cortado a ranhura por onde passará o braço do servo, mas, também ele, coberto pelo filme (corta).
Junto com a base vem dois pequenos quadrados de madeira, mais dura, que, depois de colados na face que ficará para dentro da asa servirão para aparafusar o servo.
Depois vem as afinações usuais.
Convém abrir um pouco mais a ranhura do braço do servo caso queiras usar flaperons.
Não sei se expliquei bem, mas quando o spit for à serra verás com mais detalhe.
Abraço e fica bem.

Anónimo disse...

Boas Ricardo

Não gosto de desenho,
Mas neste caso vaiu ser necessário.

Tira a tampa dos servos e manda algumas fotografias pq assim não chego lá.

um abraço

Mike

Anónimo disse...

Quando é que voa?
Esse deve ser um espetáculo a
passar baixo como o trem recolhido.
O trabalho está bastante bom,
parabéns.
Tenho mais um modelo quase a chegar
à fase de conclusão. Asa baixa com
perfil especial simétrico.
Continuo com os motores de .15
Talvez um dia construa um com
motor a gasolina... estão baratos
agora.
Depois mando fotos

Um abraço dos Algarves

António

Ricardo disse...

Amigo António...como vão essas asas por ai?
Este, esperemos, que voe o mais breve possível, quando é isso?
Ninguém sabe, mais um mês talvez. Ainda falta rodar o motor, e colocá-lo no sítio.
Tens um em fase de conclusão?
Suponho que mais uma obra tua, não?
Tou a ver que afinal não paraste, esse bichinho ainda mexe... depois manda as fotos.
Ai não falta é espaço para um a gasolina, vai em frente.
Abraço.
Ricardo.